terça-feira, fevereiro 15, 2011

EDVALDO NOVAES: Despede-se o maior revelador de novos talentos da Gospel Music.

Edvaldo Novaes ao centro
Em 1990 eu era um cara com um sonho: Mostrar para o mundo inteiro, a qualidade das minhas composições. Sonhava ver e ouvir minhas músicas na voz de milhares de pessoas, mundo à fora. Meus amigos e parentes me chamavam de louco. Normalmente era considerado como alguém que vivia de muitas fantasias.

Por Saulo Valley - Rio de Janeiro, 15 de Fevereiro de 2011 - 00h15min.

Mas nesta época, conheci um cara que não pensava assim, a meu respeito. Estávamos no Teatro de Bolso, lá no Passeio. Eu havia sido convidado pra tocar no evento com minha mais nova banda num culto que era evangelístico. Aquele local era uma área de total exploração sexual. No palco, estava o Edvaldo. Sentado ao seu teclado DX7 na época.

Dias antes eu o havia assistido no Canecão, com o grupo Altos Louvores, mas naquele dia ele estava por conta própria. Estava à serviço de Deus!

Durante o evento, tive a oportunidade de conversar com ele, e nos bastidores, no meio de um grande barulho, cantei só o refrão de um dos meus maiores sucessos hoje: "Cristo Pode Dar Alegria".

A Força do Amor - 1992

Eu sabia que seria impossível continuar cantando à capela no meio daquela bagunça sonora. Estávamos atrás do baterista, tem noção?

Após ter cantado o refrão ao pé do ouvido do Edvaldo, ele me pediu meu cartão e prometeu que me procuraria. Cerca de um ano depois, ele me ligou dizendo que estava indo pra minha casa.

Poucas Palavras - 1990
Na época também, o inspirado e premiado compositor Sérgio Lopes havia deixado o Altos Louvores e eu já havia composto cerca de 500 músicas, mas no meu entendimento, só haviam 3 músicas boas: "Cristo Pode Dar Alegria", "Poucas Palavras" e "Preciso te Dizer", porque foram compostas para que as pessoas cantassem, não eu mesmo.

 Na verdade, eu não estava acreditando no que eu havia ouvido. Edvaldo havia guardado no seu coração aquele pequeno refrão, por cerca de 12 meses! Quando ele chegou, imediatamente me pediu que tocasse a música que havia cantado no Teatro. Logo depois, ele me pediu pra cantar outra. Cantei "Preciso te Dizer".

Ele foi se empolgando e me pedindo pra cantar mais! Eu fui cantando e ele memorizando. A cada novo disco ele me procurava e as minhas composições ajudaram ao Altos Louvores a ganhar o Brasil de forma gigantesca! Eu mesmo fiquei pasmo de ver como as músicas emplacavam.

Em várias edições minhas músicas foram faixas-título ou músicas de trabalho dos Álbuns. Também chegamos a compor músicas juntos; ele tinha uma incrível visão comercial e espiritual do trabalho. Sabia como as coisas aconteceriam e como as pessoas reagiriam quando ouvissem! Durante mais de 15 anos, o Grupo Altos Louvores foi à banda evangélica mais popular do Brasil. Até a chegada do Novo Som que ajudou a carregar o "fardo e as glórias" do sucesso.

Novos talentos
Na vasta lista de novos talentos, o maior olheiro que a música cristã brasileira já teve revelou:

Sérgio Lopes, Léa Mendonça, Eyshila, Diógenes, Marquinhos Gomes, Roberta, Lis Lane, Josy Anne, Pr. Jerfeson Monteiro  e muitos outros até que não conheci, porque estava morando fora do Rio... eu era o menor de todos, mas graças à Deus, por esta oportunidade que adquiri através de Edvaldo Novaes, jamais será  esquecida!

Não posso me esquecer de seu irmão, o Carlinhos Novaes. Foi na época que conheci o Edvaldo é que ele estava produzindo  o primeiro trabalho do seu irmão carnal.

Ele deixou filhos, uma esposa que sempre foi adorável, aliás, toda a família dela sempre foi muito especial.
Em fim, deixo um convite para todos aqueles que tiveram uma oportunidade através do Edvaldo que visitem sua família, de um forte abraço e muito apoio, porque ele era um homem muito batalhador.


A partida deste grande e bravo guerreiro se deu no último sábado dia 12. Eu fiquei sabendo através do Renato Vieira, que todos sabem, é o outro guerreiro, proprietário administrador da Som Mexe.

Como eu também faço parte da família Som Mexe, e sei muito bem o que todos sentiram quando receberam esta impactante notícia, falo em nome de todos que a memória de Edvaldo Novaes jamais será esquecida. Por tudo o que vivemos, sentimos e aprendemos juntos! Nossas sinceras condolências a sua família e a nossa gratidão à Deus e ao Edvaldo por sua devoção incansável!

A grande lição que o baiano Edvaldo Novaes nos deixou:

Acredite nas pessoas. Não julgue; porque seu cérebro não é capaz de entender os desejos do coração de uma pessoa, muito menos os planos divinos para sua vida!

Obrigado Edvaldo!

3 comentários:

  1. ESTOU TRISTE PQ ACOMPANHEI POR LONGOS ANOS A TRAJETÓRIA DO ALTOS LOUVORES E EDVALDO ERA UM EXELENTE DESCOBRIDOR DE NOVOS TALENTOS DA MÚSICA GOSPEL E TBM FEZ PARTE DA MINHA CONVERSÃO AO EVANGELHO DO SENHOR JESUS
    OBRIGADA POR TER EXISTIDO ENTRE NÓS.
    PARA OS FAMILIARES,DEIXO A PAZ DE DEUS EM VOSSOS CORAÇÕES

    ResponderExcluir
  2. ñ o conheci pessoalmente,mas com certeza o grupo altos louvores sem dúvidas,sempre será o melhor grupo,cresci ouvindo suas músicas,como brilhante,que até hoje cantamos,e não nos cansamos de cantar,é claro,sem dúvidas o Edvaldo novais soube cuidar daquilo que Deus o confiou.parabêns Edvaldo novais,por deixar de presente pra o Brasil e o mundo, um valioso grupo,obras de suas mãos.

    ResponderExcluir
  3. primo sua vida aquir na terra foi muito especial nossa familia e uma familia abencoada por deus sabemos que um dia estaremos todos juntos na gloria SUZANO SP VENILSON S.M.

    suzano sp--------------------------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir