domingo, agosto 21, 2011


Sua banda ensaiando no silêncio com o JamHub

JamHub, sua banda ensaiando no silêncio - Foto: André Iunes Pinto
Chega de reclamação da vizinhança! Para as bandas que necessitam ensaiar com pouco barulho, uma solução bem interessante que pintou no The Namm Show 2010, feira de música da Califórnia, foi o JamHub (acima). O equipamento é uma espécie de mixer, com um design pra lá de hi-tech, que permite aos músicos, por meio de fones de ouvidos, ouvirem uns aos outros, com controles de volumes independentes. Ou seja, cada um pode controlar sua própria mixagem da maneira que lhe convém. Estão disponíveis três modelos de JamHub: são mixers de quatro e seis canais, além de seis canais com efeitos estéreo em 24 bits e, o melhor de tudo, recurso de gravação em cartões de memória SD. Agora, se mesmo assim a vizinhança ainda continuar reclamando, está na hora de investir no tratamento acústico (leia a entrevista com o engenheiro Sólon do Valle sobre acústica).
 
Veja o JamHub em ação

quarta-feira, agosto 10, 2011


JUPITER-8O, A METAMORFOSE DE UMA LENDA - em breve na sommexe - reserve ja o seu

É assim que a Roland se refere ao seu mais novo lançamento, o Jupiter-80: "a metamorfose de uma lenda". A linha Juno foi a pioneira nesta fase de "metamorfoses" da Roland. Um apelo emocional aos admiradores da Roland. Eu, por exemplo, caí nessa! Meu primeiro teclado sério foi um Juno-106. Com ele comecei meus primeiros passos numa banda e no mundo da música profissional. Depois de ver o Juno Stage não sosseguei enquanto não pude ter um em minhas mãos. Acho um ótimo teclado e uma excelente ferramenta de trabalho para os ensaios e shows, com os recursos de leitura de arquivos wav, mp3 e aiff diretamente de um pen drive e a entrada auxiliar para mp3 players e etc - na falta de canais, já liguei até meu MacBook Pro nesta entrada para tirar dúvidas de harmonias e formas de músicas durante um ensaio. Essas duas características também estão presentes no Jupiter-80.

Andei pensando no que seria a coisa mais importante em um sintetizador. Conclusão: a qualidade e versatilidade de seus timbres. Pois, essa é a sua essência, sua principal razão de existir!
Dentre as caraterísticas do Jupiter-80, destacam-se os sons baseados na tecnologia SuperNATURAL, que traz um realismo incrível aos timbres. Essa tecnologia estava disponível apenas em expansões compatíveis com a linha Fantom G. Agora integra o arsenal de timbres do Jupiter-80. Os metais, por exemplo, tanto solo como brasses, são impressionantes, muito superiores aos da linha Juno e de outros fabricantes. Destacam-se também os pianos elétricos e acústicos. Estes excelentes, mas, igualando-se e não superando a concorrência. Claro, essa é minha opinião, pois essa questão é bastante subjetiva e influenciada pelos gostos e experiências pessoais.

Vamos às suas principais características:
- 76 notas
- polifonia máxima de 256 notas (impressionante!)
- display LCD 800x480 colorido e sensível ao toque
- entrada USB para conectar qualquer pen drive, o que o torna capaz de ler arquivos wav, mp3 e aiff, além de gravar suas performances (em wav, 44.1 e 16bits, stereo)
- controles disponíveis: d-beam, pitch
bend/modulation, botões programáveis S1 e S2, 4 knobs programáveis e PART LEVEL sliders (PERC, LOWER, UPPER, SOLO)
- conexão com computador via USB midi/audio interface
- saídas: MAIN OUT jacks (L/R tipo P-10 e L/R tipo XLR); DIGITAL AUDIO OUT jack (coaxial); SUB OUT jacks (L/R tipo P-10); saída para fone de ouvido (P-10 estéreo); AUDIO IN jack (estéreo P-2, tipo fone com botão de volume dedicado); foot pedal (CTRL1, CTRL2 e HOLD); MIDI IN, OUT E TRHU; porta USB para computador (MIDI e AUDIO)
- pesa 17,7 quilos

O Jupiter-80 vem com um preço salgado, concorrendo com o KRONOS, recentemente lançado pela KORG (já postado aqui), em torno dos 3500 dólares nos Estados Unidos. Imagina o precinho aqui!! O Jupiter-80 estará disponível a partir da última semana de julho. Na Guitar Center a partir do dia 25 de julho.

terça-feira, agosto 02, 2011

Projeto de Lei 267/11

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante. IndisciplinaDe acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressõ es verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.Fonte: http://primasfalando.blogspot.com/2011/04/camara-analisa-projeto-de-lei-que-pune.html