quinta-feira, março 31, 2011

Cantar nunca mais foi o mesmo...

Quem disse que pedaizinhos de efeito foram criados somente para guitarristas? A empresa dinamarquesa TC-Electronic tem investido grande parte de sua respeitada tecnologia na criação de uma linha de cinco pequenos pedais dedicada aos vocalistas, batizada de VoiceTone. Se por um lado estes produtos criam polêmica por possibilitarem aos "cantores de chuveiro" voz afinada e cristalina da noite para o dia, por outro se tornam ferramentas úteis aos profissionais que procuram incrementar suas gravações ou apresentações ao vivo.



Pelo que pude assistir nos vídeos veiculados no site da TC-Helicon (uma divisão da TC-Electronic dedicada ao desenvolvimento de produtos para voz), apesar de grande parte dos efeitos disponíveis nestes equipamentos já existir no mercado há muito tempo, esses pedais realmente impressionam. Seja pela simulação realística dos backing vocals, seja pelos inúmeros recursos para corrigir a afinação da voz. Agora, para quem quer pilotar um brinquedinho desses, os preços são bem salgados, custando nos EUA algo em torno de U$300,00 cada pedal. No Brasil, não encontrei a novidade à venda, dificultando a pesquisa de preços. Mas vale a pena conhecer abaixo um pouco mais sobre essas “caixinhas mágicas”. 

VoiceTone Double 
Além de oferecer diversos efeitos, este pedal permite a criação de dobras de voz. Ele cria uma espécie de “backing vocal” com até quatro vozes humanizadas pelo equipamento. Perfeito para apresentações ao vivo.
Assista no YouTube.





VoiceTone Harmony-G 
Este pedal é dedicado a guitarristas que também cantam e é um dos mais completos da linha Voice Tone. Possui uma gama de efeitos para voz e guitarra, incluindo reverbs e delays, além do recurso realístico de dobra de voz. O equipamento possui pré de microfone e phantom power.
Assista no YouTube.




VoiceTone Create 
Permite criar ambiências similares às obtidas dentro de um estúdio. Este pedal traz efeitos como reverbs, delays, distorção, simulações de telefone ou megafone, chorus, flanger, pitch, entre outros.
Assista no YouTube.





VoiceTone Harmony-M 
Apresentando grande parte dos efeitos do Harmony-G, este pedal é dedicado aos tecladistas, fornecendo entrada MIDI e possibilitando o acionamento do equipamento por meio dos pés ou das mãos. 
Assista abaixo.





Demonstração do Voice Tone Harmony-M


Voice Tone Correct
Este pedal talvez seja o mais importante, possibilitando ao cantor determinar a afinação e a dinâmica da voz. É criado um pitch que ajuda a voz a se manter afinada, digamos assim. Com o Live Engineer Effects pode-se obter compressão ajustável e equalização multibanda. Além disso, este pedal possibilita o uso de microfones a condensador. 
Assista no YouTube.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário