Padrão Thunderbolt permite transferir dados a 10 Gbps
Confira tudo o que você precisa saber sobre a nova tecnologia desenvolvida pela Intel e que a nova linha de MacBooks Pro acabou de integrar
Claudia Tozetto, iG São Paulo
No lançamento da nova linha de MacBooks Pro, da Apple, ocorrido ontem (24), um recurso chamou mais atenção que todos os outros, apesar de os novos notebooks oferecerem configurações avançadas. A porta Thunderbolt, desenvolvida pela Intel e anteriormente conhecida como Light Peak, apareceu pela primeira vez em um dispositivo comercial, depois de ser apresentada em 2009. Confira abaixo como funciona e para que serve a tecnologia Thunderbolt:
Divulgação |
Intel lança conectores Thunderbolt em nova linha de notebooks da Apple |
O que é a Thunderbolt?É uma nova tecnologia que utiliza cabos de cobre (nessa fase inicial) e fibra óptica (em versões futuras) para transferir dados entre o computador e outros dispositivos (como câmeras fotográficas) ou equipamentos periféricos (como monitores de vídeo). Trata-se de um novo padrão sugerido pela Intel. Essa tecnologia usa portas e cabos próprios, incompatíveis com outros padrões de transferência de arquivos no mercado, como o USB.
Quais as vantagens da nova tecnologia?O principal benefício da porta Thunderbolt é transferir dados com velocidade bastante superior à oferecida pela porta USB 2.0 e, mais recentemente, USB 3.0. A nova tecnologia permite transferir dados com velocidade de 10 Gb por segundo.
A Thunderbolt também suporta vários dispositivos conectados ao mesmo tempo. É possível, por exemplo, conectar um HD externo a um notebook e aproveitar outra porta Thunderbolt do HD para conectar um monitor. Dessa forma, o monitor serviria como uma segunda tela do notebook.
Quem aproveitará os benefícios da porta Thunderbolt?Pessoas que lidam com grandes quantidades de dados serão as que mais aproveitarão a nova tecnologia. Em um primeiro momento, ela deve ser útil principalmente para quem trabalha com vídeo e precisa fazer backups de arquivos muito grandes. De acordo com a Intel, os usuários podem transferir um filme em alta definição no formato Blu-ray em menos de 30 segundos ou fazer backup de músicas armazenadas no período de um ano em menos de 10 minutos.
Divulgação |
Porta Thunderbolt é identificada por um símbolo de raio em computadores |
A porta Thunderbolt substitui o USB 3.0?A nova tecnologia permite transferir dados a uma velocidade maior que a versão 3.0 da porta USB (que alcança, no máximo, 4,8 Gbps) – 10 vezes maior que o USB 2.0. Com alguns equipamentos já chegam ao mercado com o USB 3.0, tudo indica que as duas tecnologias conviverão por muitos anos. No futuro, a indústria deve caminhar para um padrão, conforme os fabricantes optarem por uma das portas ou pela escolha dos próprios usuários.
A nova porta já está disponível em quais produtos?Por enquanto, apenas na nova linha de notebooks MacBooks Pro, fabricada pela Apple. A empresa auxiliou a Intel a estrear a Thunderbolt no mercado. Contudo, a Intel afirma que outros computadores, dispositivos e periféricos com a nova tecnologia devem chegar ao mercado (pelo menos norte-americano) ainda no primeiro semestre de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário